sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Baryshnikov no Brasil




Tenho de compartilhar algo com vocês. No dia 20 de outubro verei uma lenda no palco: Mikhail Baryshnikov. O bailarino se apresentará ao lado da espanhola Ana Laguna no Teatro Alfa, em São Paulo. Pelo que soube, a venda dos ingressos começou no dia 13 e, hoje (17), eles já estão esgotados.

No espetáculo Três Solos e Um Dueto, Baryshnikov, 62 anos, dança Years Later (coreografado por Benjamin Millepied's) e Valse Fantasie (de Alexei Ratmansky, ex-diretor artístico do Bolshoi). Ana Laguna mostra Solo For Two (de Mats Ek), em que o bailarino também aparece. Os dois encerram o programa com Place (também de Mats Ek).
Years Later
Confesso que tenho vontade de chorar quando penso muito sobre o assunto, tamanha felicidade. Por quê? No meu caso, Baryshnikov foi um dos heróis de minha infância e adolescência. Na época, tinha certeza de que seria bailarina. Não aconteceu. Entretanto, minha admiração pelo gênio não diminuiu.

Lembro-me da primeira vez que assisti Momento da Decisão (Turning Point, 1977). O filme foi indicado a 11 prêmios Oscar; Baryshnikov concorreu ao de melhor ator coadjuvante.

Quando estive em Nova York, tive a oportunidade de conhecer Gelsey Kirkland no Broadway Dance Center. A norte-americana – uma das principais bailarinas clássicas do século 20 – apertou minhas bochechas quando mencionei que tinha o livro dela (Dançando em Meu Túmulo) na minha casa. Eu mal consigo acreditar na cena até hoje. “Ela existe mesmo”, pensei.

Acredito que terei reação semelhante ao ver Misha, como Gelsey, que o namorou, o chamava. Conto os dias ansiosa para a data chegar logo. Assim, posso comprovar se ele também é real.

Misha e Gelsey

4 comentários:

  1. Juliana, me emocionei com o que você escreveu.
    Que vc seja muito, mas muito feliz hoje nesse espetáculo. E será com certeza.
    Por favor, lhe peço que leve minhas vibrações de alegria e emoção à este que tanto me fascinou e me fascina com sua arte.
    Baryshnikov, "Misha", meu grande ídolo!
    Obrigada.
    Marta.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Marta!
    Obrigada pelo comentário e pelas vibrações!
    Fui muitíssimo feliz. Cada segundo foi especial.
    Espero que você leia a matéria e goste!

    Grande abraço!
    Juliana

    ResponderExcluir
  3. Baryshinicov é a paixão do balé clássico,nunca será esquecido agradeço à Deus por ele existir no mundo da dança pois não à palavras que expliquem o quanto é exaltado por todos nós ele é uma lenda viva do balett clássico e sempre vai existir....

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...