domingo, 27 de fevereiro de 2011

A Morte do Cisne e suas versões

Após a dúvida do meu amigo Marcio Hasegava (aqui), resolvi fazer um post sobre John Lennon da Silva. Demorei para postar esse texto por falta de tempo. Não queria escrever qualquer coisa.

O garoto de 20 anos emocionou muita gente - incluindo o exigente jurado João Wlamir - com uma versão de A Morte do Cisne, apresentada no programa Se Ela Dança, Eu Danço (SBT). A coreografia de John foi inspirada no balé criado pelo russo Mikhail Fokine, em 1907.

A obra original foi feita para a bailarina Anna Pavlova, lenda do balé clássico. A música é de O Carnaval dos Animais, do francês Camille Saint-Saens. Aliás, a melodia é sensacional. Para mim, dá para sentir a dor e a tristeza do bicho que agoniza antes de morrer.

John captou a mensagem e concebeu o seu cisne se aproximando da morte. Não precisou de sapatilhas e tutu para isso. Com tênis, camisa e calça jeans, mostrou que tem muito talento; é artista de verdade.

Meus amigos sabem que sou defensora do balé clássico, porém, sem nunca deixar de criticá-lo. Temos de avançar muito na arte, principalmente no Brasil. Por isso, a dança de John Lennon da Silva não só emociona, também faz a gente pensar: por onde anda a arte do balé capaz de nos fazer chorar ou vibrar?

Margot Fonteyn, Carla Fracci, Ana Botafogo (só para citar algumas) roubam meu coração enquanto eu as assisto. John Lennon - apesar de não integrar o mundo da dança clássica - também o raptou por alguns minutos.

Quero mais bailarinos me comovendo dessa forma. Quatro pirouéttes e perna na cabeça impressionam; só isso. A pessoa que se emociona com uma interpretação, em geral, não a esquece.

Essa discussão não acaba por aqui. Para quem ainda não viu ou para aqueles que desejam rever, seguem abaixo as duas versões de A Morte do Cisne.



3 comentários:

  1. Belo texto! Esse rapaz realmente me emocionou, mesmo sem eu saber nada de dança. Provavelmente, deve ter sido a primeira vez que eu entendo qual é o fascínio da dança. Sempre a entendi como algo belo, mas não que pudesse me tocar profundamente.

    E valeu pela lembrança!

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso o vídeo do John dançando! Quase chorei ao ver a imensa compreensão dele sobre a tão idolatrada morte do cisne. Um arraso! Acho que a arte é isso. A arte é o que se sente, o que se acredita.

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Já plagiaram o garoto: http://youtu.be/C9jghLeYufQ

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...