sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Brasileiro conquista a América

Fotos: Heloísa Bortz / Divulgação
Marcelo Gomes em O Quebra-Nozes, em São Paulo

Ele saiu de Manaus e ganhou o mundo. Marcelo Gomes, 30 anos, é uma das estrelas do ABT (American Ballet Theater), renomada companhia de balé sediada em Nova York, Estados Unidos. Nesse fim de semana o primeiro bailarino encerra a série de apresentações - com casa lotada - ao lado da Cisne Negro Cia. de Dança, no Teatro Alfa, em São Paulo.

Junto à coreana Hee Seo e à uruguaia Maria Ricetto, ambas solistas da companhia norte-americana, Gomes encena o conto natalino "O Quebra-Nozes". "Dançar no Brasil é emocionante. Tem um peso maior. Os aplausos daqui têm mais valor", comenta o artista.

Marcelo Gomes e a solista do ABT Hee Seo

A trajetória do bailarino começou cedo. Aos 5 anos, o amazonense entrou em uma sala da escola de dança que a irmã frequentava. Naquela época, vivia no Rio de Janeiro. Disse à professora que dava a aula: "Consigo fazer esses passos". E fez. Desde então, sua vida é a arte.

Aos 13 anos, deixou o Brasil para estudar balé em um conservatório na Flórida. "Foi muito sacrifício, ir embora sem falar inglês, deixar a família e amigos. Sonhava em ser Nureyev e Julio Bocca", afirma. O esforço foi recompensado quando, aos 17 anos, entrou para o corpo de baile do ABT. Três anos depois transformou-se em solista (cargo em que tem mais destaque). Com 22 anos, foi promovido a primeiro bailarino. "Foi algo que deu certo. Não imaginava que minha carreira iria estourar tanto. O bailarino brasileiro tem paixão pelo que faz. E isso é notado lá fora."

Além do trabalho como bailarino, Gomes conquistou outro espaço difícil de ser alcançado em qualquer companhia: o de coreógrafo. Em 2007, estreou seu primeiro balé para o ABT, chamado Tacacá (nome de uma sopa do Norte do Brasil).

Marcelo Gomes e Hee Seo

O Quebra-Nozes - Teatro Alfa - Rua Bento Branco de Andrade Filho, 722, São Paulo. Tel.: 5693-4000. Hoje, às 17h e 21h. Amanhã, às 16h e 19h. Ingressos: R$ 50 a R$ 90

Por Juliana Ravelli

* Matéria originalmente publicada no Diário do Grande ABC, em 19 de dezembro de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...