quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Ana Botafogo apresenta Marguerite e Armand no Alfa

Ana Botafogo estará no Teatro Alfa, em São Paulo, neste sábado (24) e domingo (25), para apresentar Marguerite e Armand. O espetáculo faz parte das comemorações de 35 anos de carreira de Ana e 30 anos como primeira bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

O balé - um dos meus preferidos - é a versão de A Dama das Camélias, coreografada por Sir Frederick Ashton, em 1963, especialmente para Margot Fonteyn e Rudolf Nureyev. A música é de Liszt. Não sabia, mas a montagem esteve no Brasil em 1967. Quem não conhece, pode conferir a postagem sobre Marguerite e Armand (com vídeos) que fiz há alguns meses.

Federico Fernández, primeiro bailarino do Teatro Colón, na Argentina, será o partner de Ana. Marcelo Misailidis - antigo companheiro nos palcos da bailarina - interpretará o pai de Armand; Joseny Coutinho fará o duque. Iván Rutskauska, pianista do Colón, tocará a obra do compositor húngaro. A regência será do maestro Henrique Morelenbaum, que esteve na estreia de Ana como primeira bailarina do Municipal, em 1981, no balé Coppélia. Ele também regeu para Margot Fonteyn quando a inglesa esteve no Brasil, em 1967.

"Pensei muito até definir qual personagem eu interpretaria. Queria algo novo, que nunca tivesse dançado. Quando me ocorreu a Marguerite, não tive dúvida. Há alguns anos Dalal Achcar e Peter Wright sugeriram que este era um balé talhado para mim. Pouco depois foi a vez de Bibi Ferreira dizer que havia visto Margot dançar, que esta coreografia tinha elementos dramáticos e ela me imaginava neste papel. Decidi-me. É um papel sob medida para este momento da minha carreira, para uma bailarina experiente e com tantos anos de estrada. Marguerite e Armand é a culminância dos clássicos que já encenei nestes 35 anos", disse Ana.


O espetáculo ainda terá Ana e Joseny na coreografia Sabiá, de Vasco Wellenkamp, além da participação de Cia Jovem de Ballet do Rio de Janeiro com Mozarteando e FugA_Technic@.

Não tenho dúvidas de que a apresentação será maravilhosa. Mas não me estenderei em elogios sobre Ana neste post. Prometo que em breve escreverei algo bacana sobre ela. Enquanto isso, divido com vocês vídeo em que a bailarina faz o Grand Pas de Deux de Esmeralda com o cubano Lienz Chang no Festival de Joinville, em 1984. O engraçado é que esse vídeo era superdifícil de encontrar. Lembro que há quase 10 anos uma grande professora minha teve de encomendá-lo para remontar o pas de deux. Ficamos em polvorosa quando a fita VHS chegou à escola!

ONDE - Ana Botafogo - 35 Anos de Carreira no Teatro Alfa (Rua Bento Branco de Andrade Filho, 722), em São Paulo. Sábado (24), às 21h, e domingo (25), às 18h. Ingresso: R$ 40 e R$ 100.

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...