quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Baryshnikov completou 65 anos!

Annie Leibovitz/ Reprodução

Estou um pouquinho atrasada, mas não posso deixar de escrever sobre Mikhail Baryshnikov, que completou 65 anos no dia 28. O bailarino nasceu em Riga, na Letônia, em 1948. Estudou na Escola Vaganova, em Leningrado (hoje São Petersburgo), e dançou no Kirov, nos anos 1960. Exilou-se no Canadá em 1974 e, mais tarde, naturalizou-se norte-americano.

Nos Estados Unidos trabalhou no New York City Ballet. Mas foi no American Ballet Theater que virou 'rei'. Além de primeiro bailarino, tornou-se diretor artístico da companhia, na qual produziu remontagens inesquecíveis, como Dom Quixote (aquele com a linda Cynthia Harvey)! Essa versão, aliás, marcou minha adolescência!

Baryshnikov é um dos maiores bailarinos do século 20, ao lado de Vaslav Nijinsky e Rudolf Nureyev. Em 1977 atuou no longa Momento de Decisão, pelo qual recebeu indicação ao Oscar de melhor ator coadjuvante (isso realmente me deixa de boca aberta)! Em 1985 fez O Sol da Meia Noite ao lado do talentosíssimo Gregory Hines. Os dois filmes são maravilhosos! Quem ainda não viu precisa conferir!

Tive a oportunidade de participar da coletiva de imprensa com o Misha (seu apelido) durante a turnê que fez com a espanhola Ana Laguna, em 2010. Foi um dos dias mais incríveis da minha vida! E é lógico que eu tive uma baita dor de barriga na ocasião. Ele tem a presença e os olhos de um grande artista. Mas a coisa que mais me impressionou foi a altura dele. Baryshnikov é um pouquinho só mais alto do que eu (tenho 1,63 m). Como o homem pode ser um gigante em cena?

Em 2005 o bailarino inaugurou o fabuloso Baryshnikov Arts Center, que fomenta o trabalho de novos coreógrafos.

Não sei se vocês sabem, mas a fotografia é uma das paixões do Misha. Ele é muito amigo da fotógrafa Annie Leibovitz, que já produziu imagens lindas dele. Outra curiosidade é que sua filha mais velha Aleksandra é fruto do relacionamento com a atriz Jessica Lange. Tem um longo relacionamento com a bailarina Lisa Rinehart com quem teve Peter, Anna e Sofia.

Abaixo dois vídeos: Baryshnikov em Le Jeune Homme et La Mort, de Roland Petit, e o sensacional duo com Gregory Hines. As duas cenas são de O Sol da Meia Noite.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...