quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Benjamin Millepied é o novo diretor do Ópera de Paris

Foto: Alexander Wagner/ Divulgação
O coreógrafo e bailarino francês Benjamin Millepied, 35 anos, será o novo diretor de dança do Ópera de Paris. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (24). Ele vai ocupar o cargo que já foi de Serge Lifar e Rudolf Nureyev. Mas isso só deve se concretizar em setembro de 2014, quando Brigitte Lefèvre se aposentar e deixar a posição.

Millepied se tornou mundialmente conhecido depois de Cisne Negro (2010). Além de atuar, foi o responsável pelas coreografias do filme e pela preparação da atriz Natalie Portman. E foi durante as filmagens que ele conquistou o coração da moça. Tiveram um filho e estão casados.

Foi Millepied quem abriu as portas do New York City Ballet para Darren Aronofsky realizar o longa. Na companhia norte-americana, o bailarino permaneceu de 1995 a 2011. Há alguns anos já vinha se destacando como coreógrafo. Em 2006 fez a bem-humorada Years Later especialmente para Baryshnikov; a coreografia foi apresentada no Brasil, durante a turnê do mito de 2010.

Pelas declarações que deu à imprensa, o francês parece estar realmente feliz. Não é para menos; ele vai dirigir uma das mais tradicionais e prestigiadas companhias de dança clássica do mundo. Mas confesso que tem uma pulga atrás da minha orelha. Por que Millepied, já que existiam fortes candidatos na casa?

Em sua defesa, Millepied disse em entrevista ao New York Times que não é um total estrangeiro, afinal, cresceu na França. E apesar de não ter frequentado o Ópera, absorveu ideias similares às da companhia durante seu treinamento.

O francês afirmou ainda que pretende incentivar o trabalho de novos coreógrafos e fazer com que os bailarinos dancem obras além do repertório clássico.

Estou torcendo. Vamos ver no que vai dar!

Enquanto isso, confira Years Later. A gravação não está boa, mas dá para ter uma ideia do trabalho de Millepied como coreógrafo.


Um comentário:

  1. Diferente. tem um lado interessante, mas se trata da Ópera de Paris, e sendo eu, um tanto "ignorante" a tamanha importância do assunto, essa pulga atras da orelha fica bem incomoda mesmo, se refere a que estará a frente do tradicionalismo da Ópera, seus repertórios e balés, antigos e incríveis diretores, estrelas da dança, bailarinos.... enfim, acho que é esperar para ver, as vezes, por causa de uma mudança desse nível de importância nos assusta, mas pode ser muito, muito bom! É isso o que penso. Bjos Juliana, parabéns pela volta do blog! Sucesso!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...