quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Carnaval e as comissões de frente da Vila Isabel

Confesso, sou apaixonada por Carnaval. Sei que existem muitos problemas, coisas erradas, mas fico extremamente emocionada com o amor, dedicação e alegria das "comunidades". É o momento de pessoas simples subirem em seu palco e receber os aplausos da plateia.

Desde muito pequena assisto aos desfiles. Minha paixão, porém, cresceu a partir de 1995, quando a Beija-Flor de Nilópolis levou para a Marquês de Sapucaí enredo sobre a cantora lírica Bydu Sayão. Desde então, nunca mais saíram da minha cabeça os versos: "Neste palco surge ela, Bydu Sayão. Sacudindo a passarela, quanta emoção. E a minha Beija-Flor vem aplaudir Bachianas e O Guarani". Colocar num samba violinos e um coral lírico definitivamente foi demais. Roubaram meu coração.

A Vila Isabel ganhou o Carnaval deste ano. Pensei em falar um pouquinho sobre a comissão de frente da escola coreografada pelo Marcelo Misailidis, eterno primeiro bailarino do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Na realidade, lembrei da comissão que ele fez em 2010 para o enredo da Vila sobre o Noel Rosa (primeiros quatro minutos no segundo vídeo abaixo). Coreografia elegante, sensível e lindíssima! Sambistas transformavam seus violões em mulatas e mesinhas de bar!

Neste ano, a Vila falou sobre a agricultura brasileira (o samba composto por Martinho da Vila e Arlindo Cruz é sensacional). A comissão se apresentava sobre um grande caixote, que representava o transporte dos produtos colhidos na roça e levados para a cidade. Parte dos integrantes dançava com roupas de festa junina; a outra surgia como plantas nascendo da terra. Tinha ainda um terceiro grupo que aparecia como as pragas que comem os vegetais, e um quarto interpretando o povo do campo. Também achei o trabalho maravilhoso!

Há muitos anos o pessoal - bailarinos, professores, diretores - do Theatro Municipal está envolvido no Carnaval carioca, criando ótimas comissões de frente e participando delas. Qualquer dia posto outras!  

 

2 comentários:

  1. Adorei essa, é muito bom ver a parceria do ballet com o samba!! O resultado é show!!!

    ResponderExcluir
  2. Sou louca por carnaval também e fico muito feliz quando tem ballet no meio.
    Lindos os vídeos.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...