sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Sara Mearns, primeira bailarina do New York City Ballet

Fotos: Reprodução

Faz muito tempo que quero fazer um post sobre a Sara Mearns, primeira bailarina do New York City Ballet. Já até comentei sobre ela com algumas amigas.

Fiquei apaixonada pela Sara ao ver umas fotos de O Lago dos Cisnes no The New York Times (clique aqui e você entenderá do que falo). Os críticos, aliás, a adoram; já disseram que é a maior bailarina norte-americana de sua geração. Elogiam sua dramaticidade, musicalidade e técnica. E eu simplesmente amo bailarinas que realmente interpretam suas personagens. Na minha opinião, a Sara alia as grandes qualidades artísticas das bailarinas do passado às 'facilidades' e evoluções técnicas das profissionais do presente.

Ela é de uma força e segurança impressionantes! E sabe outro detalhe bacana? O físico dela não é o padrão. É magra, mas tem ombros largos e pernas musculosas.

Sara nasceu em Columbia, na Carolina do Sul. Começou a fazer ballet aos 3 anos. Entrou para a escola do NYCB em 2001. Três anos depois se tornou integrante do corpo de baile da companhia. Em março de 2006 virou solista e, finalmente, foi promovida ao posto de primeira bailarina em junho de 2008.

Na sua página no site do NYCB tem um vídeo com trecho do pas de deux de Diamantes. Não tem como não se encantar! Ela me emociona muito!

Na entrevista abaixo Sara fala que nunca sonhou ser primeira bailarina quando era criança. Conta sobre quando, aos 19 anos, foi escalada para o papel principal de O Lago dos Cisnes. Peter Martins, diretor do NYCB, fala sobre a ocasião. Tem ainda depoimento do Alastair Macaulay, crítico do The New York Times. E, claro, há trechos de Sara dançando, incluindo o pas de deux de Lago que fez aos 10 anos com o irmão! Infelizmente, o vídeo não tem legenda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...