terça-feira, 6 de abril de 2010

Mitos do Século 20

Quem é apaixonado por dança os conhece. Mas se você nunca ouviu o nome deles, confira um breve resumo sobre os homens que fizeram história na dança clássica do século 20:

Vaslav Nijinski (1889-1950) foi bailarino e coreógrafo russo, considerado gênio da dança. Seus saltos impressionavam a plateia pela dificuldade. Teve vida conturbada, aos 29 anos foi acometido por doença mental. Morreu numa clínica psiquiátrica.


Vaslav Nijinski

O russo Rudolf (Rudi) Nureyev (1938-1993) começou o balé aos 17 anos. Isso não o impediu de se transformar em mito. Em 1961, exilou-se na Europa, onde conheceu a bailarina Margot Fonteyn. Ela estava se aposentando aos 43 anos, mas prorrogou a carreira por 15 anos; era 20 anos mais velha. Rudi morreu com Aids.
Nureyev
Mikhail Baryshnikov (1948) nasceu na Letônia, mas exilou-se no Canadá em 1974 e depois naturalizou-se norte-americano. É um dos nomes mais populares da dança clássica, reconhecido pelo talento artístico e técnico. Além de estrela do American Ballet Theater, fez dois filmes importantes e participou de séries na TV.

Confira Baryshnikov em Dom Quixote:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...