quarta-feira, 7 de abril de 2010

Musicais oferecem boas oportunidades

Conseguir espaço no mercado de trabalho brasileiro ainda é tarefa árdua para bailarinos. No entanto, as oportunidades estão aumentando nos últimos anos graças ao crescimento dos musicais. Para se ter ideia, em São Paulo há quatro superproduções em cartaz - O Rei e Eu (Teatro Alfa), Hair Spray (Teatro Bradesco), Cats (Teatro Abril) e O Despertar da Primavera (Teatro Sérgio Cardoso).

Segundo a coreógrafa Fernanda Chamma, o balé clássico é essencial para quem deseja disputar uma vaga nesses espetáculos, pois os passos desse estilo são pedidos na maioria das audições. Mas só isso não basta. É preciso investir em aulas de canto e teatro musical. Quem se destaca pode ter retorno financeiro rápido. Os grandes musicais pagam bons salários, que chegam a R$ 5.000.

"Aula de clássico deve ser feita sempre. Dá limpeza de movimento, consciência corporal e muita disciplina", afirma Fernanda. A atriz Claudia Raia e seu elenco, por exemplo, não iniciam uma apresentação de Pernas Pro Ar sem antes terem feito aula de balé.

Fernanda, que participou da montagem de Hair Spray, explica que bailarinos têm mais facilidade para aprender coreografias. Apesar das boas perspectivas, ela alerta: "Não basta ser ótimo bailarino, cantor e ator. O mercado está interessado em bons profissionais, que cumpram horário e tenham responsabilidade".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...